segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Dicas de Emagrecimento – Continuação Parte 1

No último “post” falei bastante sobre como emagrecermos de maneira bastante fisiológica. Também mencionei que, na prática, as atividades aeróbias são as que promoverão um maior gasto de energia e conseqüentemente ajudarão mais na perda de peso. Hoje falarei mais diretamente do nosso treino do dia a dia de forma bastante prática, espero!

De início vale lembrar que cada indivíduo possui uma diferente estrutura corporal, diferentes necessidades ou restrições, variados níveis de condicionamento físico, enfim. O que pode ser muito eficiente para uns, pode não ser para outros ou até mesmo não aconselhável naquela fase do seu treinamento. Aqui, vou dar sugestões para diversas situações visando alcançar o maior público possível. Vamos nessa?

Primeiro de tudo: De quanto em quanto tempo você muda a forma de fazer o seu treino aeróbio? Nunca mudou? Nem pensou nisso? Então aí vai a primeira e talvez mais importante dica. VARIE A FORMA DE FAZER SEU TREINO AERÓBIO!!! Nós, seres humanos temos uma grande capacidade de adaptação, ou seja, nosso organismo tende sempre a se adaptar àquilo que fazemos e por conseqüência gastar menos energia para fazê-lo (já vimos no “post” anterior que para emagrecer, nosso objetivo é gastar MAIS energia). Por isso, não deixe seu trabalho aeróbio cair na rotina (já percebeu que os 40 minutos caminhando que produziram resultado antes já não fazem mais você perder peso após algum tempo?)

AQUI VÃO ALGUMAS SUGESTÕES PRÁTICAS:

- Para pessoas sedentárias que acabaram de aderir um programa de atividades físicas ou iniciantes:

Comece com um treino aeróbio com intensidade leve para moderada, por períodos mais longos (pelo menos 20 a 30 minutos), procure perceber a sensação de esforço que o exercício te proporciona, não deve ser fácil, mas também não estar extenuado com 5 minutos. Conforme for se sentindo confortável, tente ir aumentando gradativamente a intensidade (dificuldade) do exercício de forma que consiga fazê-lo por um período razoável de tempo. Lembre-se, nessa fase é importante condicionar seu organismo a fazer uma atividade aeróbia REGULAR, não se matar num dia de forma que não consiga se mexer no dia seguinte. Isso só vai te fazer desistir e tomar fobia das atividades físicas. Procure manter a maior freqüência semanal possível!

0 comentários:

Postar um comentário